#7 Chip no cérebro: estimulação cerebral profunda para tratamento de doenças

July 7, 2018

A deep brain stimulation (DBS), ou estimulação cerebral profundajá é uma realidade para o tratamento de Parkinson, tremor essencial e distonia no Brasil. A lista de doenças que podem ser tratadas por essa técnica tende a aumentar, já estão sendo feitos testes clínicos para sua utlização na depressão, transtorno obsessivo compulsivo, epilepsia, obesidade e anorexia. Esse tratamento tem uma natureza reversível e de intensidade controlável.

Nesse episódio, entrevistamos o Dr. Roger Walz e ele nos conta tudo sobre o DBS: como funciona, seu histórico, quem pode implementar o DBS, como é a cirurgia e muito mais! 

Dr. Walz é um médico neurologista com muita experiência em cirurgia de epilepsia. Recentemente, ele fez um pós-doutoramento na Califórnia na área da estimulação cerebral profunda. Ele aprendeu uma técnica que utiliza registros elétricos para o estabelecimento da região específica onde os implantes do DBS devem ser posicionados no cérebro do paciente durante a cirurgia.

Agora, de volta ao Brasil, ele faz parte de uma equipe de neurologistas e neurocirurgiões que usam essa técnica e atendem pacientes pelo SUS. Ao mesmo tempo, ele também mantém um laboratório de pesquisa básica na área. Em parceria com o departamento de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina, eles estão desenvolvendo um protótipo de DBS para roedores, para estudar novos padrões de estimulação e o efeito de estímulos em diferentes áreas cerebrais.

00:0000:00